Tecnologia, agilidade e economia: o que a realidade virtual pode fazer pela sua empresa

Por: Erica Hong
23 de agosto de 2019
Realidade Virtual

Treinamentos corporativos são muito comuns em grandes empresas, seja para melhorar a performance do trabalhador, promover a cultura organizacional, ou como prevenção de riscos aos profissionais. Para tornar a prática mais interativa e facilitada, tanto para a empresa quanto para o colaborador, a tecnologia de realidade virtual 360° tem sido muito adotada para a capacitação de funcionários.

O empregado é imerso em um vídeo em 360 graus, no qual utilizará óculos de realidade virtual e participará de atividades interativas que seriam apresentadas no treinamento convencional.

A realidade virtual garante que a produção audiovisual ganhe vida diante dos olhos do espectador. Com os óculos, o espectador enxergará tudo em 3D, sendo capaz de interagir com o ambiente e caminhar por ele com a sensação real de deslocamento.

A Letradê Comunicação e Design realizou o projeto criativo da tecnologia de realidade virtual 360° para a empresa Peróxidos do Brasil, com coordenação de Fernando Suardi, gestor de Q&HSE (Quality, Health, Safety and Environment).

A empresa lançou a tecnologia na segunda-feira (19), no início da semana da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) e as vantagens são inúmeras! Confira algumas:

Redução de custo: Em vez de enviar instrutores para realizar o treinamento de novas contratações, é possível economizar usando a tecnologia. Não havendo custo com deslocamento ou hospedagem.

Padronização da integração: todos os colaboradores participarão da mesma prática, com os padrões definidos pela empresa.

Experiências imersivas: maior envolvimento por parte dos funcionários, pois o conteúdo é apresentado de forma lúdica e interativa, aumentando o engajamento da equipe.

Aprendizagem acelerada: como a realidade virtual é tão imersiva e atraente, os empregados absorvem informações mais rapidamente e retêm o que aprenderam por mais tempo.

Pré-visualização: a tecnologia permite que as empresas realizem testes de novas iniciativas para ver como os funcionários respondem.

Quanto mais os trabalhadores sentirem que estão interagindo com um ambiente ao vivo, mais impactante será a experiência. Cada setor pode ainda customizar a tecnologia de acordo com a sua necessidade. É um nível de qualidade e de imersão que nenhuma outra tecnologia permite.

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