SEGURANÇA DO TRABALHO E DESIGN EM PROL DA VIDA!

Por: André Ribeiro
06 de março de 2017
TOTEN

Em 2016, a Letradê – Comunicação & Design teve o privilégio de trabalhar junto à maior produtora de peróxidos de hidrogênio da América Latina – a Peróxidos do Brasil – na sua campanha anual de Segurança do Trabalho. Esta parceria rendeu grandiosos frutos: conscientização de colaboradores, reconhecimento, prêmios nacionais e internacionais, e o maior deles: acidentes foram evitados e VIDAS FORAM PRESERVADAS.

 

De forma integrada e colaborativa, nós, junto à equipe de segurança e alguns outros setores da empresa, atuamos na elaboração e aplicação da campanha ”Regras que Salvam Vidas”, que além de trazer informações técnicas fundamentais, deveria também conscientizar e desmistificar vícios e pré-concepções a cerca do termo: Segurança do Trabalho.

 

Toten sinalização Segurança

Segurança do Trabalho

 

 

 

 

 

 

 

 

A dinâmica deste Projeto de Comunicação deu-se por meio de uma gincana e de variadas mídias – impressas e digitais – onde a cada mês um tema específico foi abordado com uma linguagem descomplicada, muito visual e instigante.

 

Segurança do Trabalho

Sinalização SIPAT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No decorrer de todo o ano passado, algumas atividades foram propostas às equipes participantes, o que resultou em: prevenção de acidentes, aumento da sinergia entre as diversas áreas da empresa e maior cumprimento das regras de maneira consciente e pró-ativa. Na ponta do lápis, foram registradas aproximadamente 200 observações comportamentais em decorrência deste programa, totalizando mais de 1.000 realizadas durante todo o ano de 2016, além de 95 diálogos em grupo sobre o tema e 16 melhorias efetivas.

 

Campanha de Segurança

Sinalização de Segurança

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 2014, a Peróxidos do Brasil já havia recebido da Seguradora FM-Global – uma das maiores autoridades sobre Segurança Industrial no mundo – o título que se tornou um marco em sua história: a planta de peróxido de hidrogênio localizada em Curitiba foi eleita a mais segura do planeta.

 

VEJA MAIS sobre esta notícia em: goo.gl/suP1r6

 

A ação realizada em 2016 mostra que resultados como estes não são frutos de ações isoladas. Mas sim de um trabalho contínuo e multidisciplinar que envolve criatividade e seriedade na comunicação entre as pessoas com um objetivo comum: SALVAR VIDAS!

 

O Gerente de QHSE, Sergio Glasmeyer, nos deu um feedback sobre a importância de aliar o Design à Segurança do Trabalho:

 

Para nós, trabalhar com a Letradê é sinônimo de resultados perfeitos e ajustados. Sempre criativos e respondendo às nossas demandas em tempo apropriado. O trabalho da Letradê se destaca pela criatividade e inovação adotadas para temas muitas vezes de difícil transmissão, como estes relacionados com questões de segurança do trabalho.

 

Para a Letradê, este desafio foi motivador e colaborou para trilharmos novos caminhos como profissionais da área de Comunicação e como pessoas. Nosso muito obrigado à Peróxidos do Brasil pela oportunidade e confiança depositada em nosso trabalho.

 

Que venham mais desafios…