Fim das curtidas? Instagram anuncia teste para ocultar número de curtidas no Brasil

Por: Erica Hong
19 de julho de 2019
instagram-3

Na última quarta-feira (17), o Instagram iniciou um teste no Brasil que oculta a contagem de curtidas nas postagens. O teste foi divulgado para desenvolvedores em abril deste ano, no encontro anual do Facebook (F8) – que é dono do Instagram.

Somente o dono do perfil saberá quantas curtidas recebeu em suas fotos e vídeos, outros seguidores não terão acesso ao número de likes. A mudança vale tanto para imagens que aparecem na linha do tempo quanto para as fotos no perfil de cada usuário.

Em nota, a empresa divulgou, “não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias“.

O primeiro país onde o Instagram ocultou as curtidas foi o Canadá. Agora, além do Brasil, Irlanda, Itália, Japão, Austrália e Nova Zelândia receberão a mudança.

Se tratando de uma experiência em fase de teste, a rede irá avaliar como o recurso realmente irá impactar no comportamento do usuário. Portanto, não há garantia de que as curtidas no Instagram serão removidas para sempre.

Como fica para mensurar dados em perfis de empresas?

Como os donos dos perfis continuarão tendo acesso aos números, assim como os produtores de conteúdo de contas comerciais do Instagram, mensurar esses dados e levantar relatórios de envolvimento com a conta serão feitos da mesma forma que antes.

A partir de agora, a atenção do usuário a determinado post e até mesmo a credibilidade que ele dá a publicação, devido ao grande número de curtidas, passa a ganhar um novo significado. Pois, cada vez mais as publicações terão que sair da artificialidade e trabalhar com conteúdo mais autêntico e de qualidade e, justamente, trazer a proposta que a própria rede pretende abarcar, de publicações mais reais.

A mudança exige a adaptação da produção de conteúdo em contas de empresas, pois agora a preocupação ultrapassa o campo numérico dos likes. Um profissional da área que fuja do “raso” e crie novas linguagens e histórias atingindo o público-alvo e consequentemente o cliente final é de extrema importância neste momento, ou seja, para se destacar, será necessário criar conteúdo de primeira!

Acesse as nossas redes sociais:
Facebook | Instagram